Sabemos que um apartamento tem sempre uma segurança prévia do prédio e/ou condomínio, entre seguranças, porteiros, zeladores e barreiras físicas. Porém ninguém garante que essa segurança toda não posso ser violada, quando não se tem um sistema de segurança eletrônica integrado e com inteligência artificial e analítica.

Podemos e devemos reforçar a segurança de um apartamento instalando equipamentos como alarmes, câmeras de monitoramento, nobreaks e fechaduras digitais.

A Techsharp conta com uma série soluções com itens de segurança que podem ser utilizados por quem mora em casa ou em apartamento. Confira, a seguir, o funcionamento e as vantagens de alguns deles.

Fechadura digital

Este é um item que pode ser usado também por quem aluga sua casa nas férias. Solução prática, segura e que dispensa o uso de chaves. Confira as possibilidades de acesso oferecidas por essa tecnologia:

  1. Senha numérica: para acessar só é preciso digitar uma senha numérica, já cadastrada, no teclado touch screen. Algumas fechaduras digitais permitem a criação de senhas para visitantes, válidas somente para o primeiro acesso.
  2. Leitor de proximidade: o leitor libera o acesso com a aproximação de uma tag ou cartão com chip de identificação por radiofrequência (RFID).
  3. Leitor biométrico: a entrada é autorizada quando o dedo apontado no leitor tiver uma digital cadastrada no sistema.
  4. Aplicativo via conexão bluetooth: essa opção é ideal para quem não estiver em casa e precisar controlar o acesso de outras pessoas. Você pode liberar a porta pelo app via conexão bluetooth e, com a simples conexão à internet, criar senhas para visitantes, cadastrar novos usuários, saber os horários de cada acesso realizado e identificar quem entrou no local.

Portanto, se você deseja autorizar, à distância, a entrada de alguém para fazer um serviço na sua casa — como jardinagem, cuidado dos animais ou simplesmente ver se tudo está bem —, a fechadura digital é uma ótima opção. No mercado você encontra diferentes modelos — de sobrepor, embutir e pressão — e com alarme anti-arrombamento, sensor de porta aberta e travamento automático.

Câmeras de monitoramento 

Com as câmeras de monitoramento você acompanha a movimentação dentro e fora de casa por meio do smartphone. Através de um aplicativo você vê em tempo real o que está acontecendo na residência. 

Há câmeras com transmissão ao vivo e interação por voz. Dessa forma, você consegue ver, falar e ouvir quem está no ambiente monitorado. Já pensou se comunicar remotamente com aquela pessoa de confiança que está na sua casa ou mesmo com o seu pet? E você também pode usar sua voz para acessar as imagens através do seu assistente de voz favorito.

Algumas câmeras oferecem, ainda, tecnologia para visão noturna e enviam notificações em caso de movimentação nos ambientes. Quando gravadores de segurança são instalados junto às câmeras, você terá imagens disponíveis para rever e averiguar os detalhes de alguma situação anormal.

Nobreak 

Um nobreak ou UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, na sigla em inglês) é fundamental para manter todos os outros itens de segurança em funcionamento caso a energia da residência seja cortada de forma proposital ou por tempestades, que são bastante comuns no verão. 

O nobreak faz a alimentação dos dispositivos, em caso de queda de luz, através das baterias internas. Além disso, ele funciona como um regulador de tensão, entregando uma energia limpa para os eletrônicos conectados a ele. Sem o nobreak, alarmes, câmeras e sistemas de videomonitoramento ficam vulneráveis e indisponíveis e, dessa forma, não garantirão a segurança do sistema instalado se a energia for desligada.

Alarmes

O sistema de alarme é composto por um conjunto de equipamentos que controlam movimentações em horários não permitidos ou emitem sinais de emergência com o objetivo de avisar uma atitude e/ou ação suspeita para que então seja tomada alguma atitude, como chamar uma a polícia ou uma equipe de segurança.

Hoje você encontra sistemas sem fio, com central de alarme com comunicação via internet  — Wi-Fi ou Ethernet —, teclado e sirene, sensor com câmera e bateria de longa duração, em uma tecnologia criptografada e de alta performance.

Um diferencial de certos sistemas de alarme é a fotoverificação com infravermelho. Ao perceber um evento suspeito, o sensor realiza uma foto, sem flash, do ambiente monitorado e a envia para o aplicativo do usuário, que então pode confirmar a ocorrência. 

Confira os principais benefícios dos sistemas de alarme inteligentes:

  • Sistema completo de segurança: é possível integrar a outros sistemas com fio e instalá-lo em locais que já possuem uma solução de intrusão.
  • Divisão por ambientes: cada ambiente da sua casa pode ter um alarme. Mesmo se uma partição for desarmada, as demais continuam funcionando.
  • Controle total sobre o sistema: informações do status do sensor e da bateria são disponibilizadas em tempo real. Você também pode integrar o alarme ao sistema CFTV e acompanhá-lo pelo aplicativo.

Conclusão 

Pronto, agora você entendeu como a Techsharp pode te ajudar a ter segurança em sua residência e te deixar você e sua família mais tranquila.

Mas para  ter as melhores soluções na sua residência, não esqueça de escolher um projeto com a qualidade e feito por especialistas!

Dúvidas? Fale conosco, clique aqui, e agende uma visita virtual ou presencial. E para saber mais sobre tecnologias de segurança e soluções inteligentes para seu dia a dia, continue acompanhando o nosso blog Techsharp!